Conheça Baliza, cidade de Goiás com diversas maravilhas naturais surpreendentes

por adm publicado 18/09/2019 19h50, última modificação 19/09/2019 01h04
Cidade com apenas 4 mil habitantes esconde cânions do Araguaia e cachoeiras quase intocáveis
Conheça Baliza, cidade de Goiás com  diversas maravilhas naturais surpreendentes

Baliza GO

Goiás possui várias cidades que escondem muitos tesouros da natureza, alguns inclusive quase intocáveis. Descobrimos uma das menores cidades do estado, há 418km de Goiânia e há 630km de Brasília, com apenas cerca de 04 mil habitantes (População estimada pelo IBGE/2017), possui uma imensa lista de pontos turísticos históricos e naturais que vão te deixar de queixo caído. Cidade fica a 1km do Rio Araguaia, teve seu apogeu na época do Garimpo e já recebeu nomes importantes como o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon em 1930; a família real brasileira composta pelo Príncipe Dom Pedro de Alcântara Orleans e Bragança e seus filhos, que em 1936 passaram alguns dias como hóspedes da família Jacobson e o interventor federal Dr. Pedro Ludovico em 1940. Conheça mais deste tesouro escondido:

 

História

Pequena cidade com cerca de 4 mil habitantes, banhada pelo Rio Araguaia, cercada por lendas, mitos e histórias, Baliza, foi descoberta e povoada através de uma expedição garimpeira em 1924, que trouxe os garimpeiros Cosme e Borges pela existência de uma jazida de diamantes às margens do Ribeirão João Velhão. Já foram extraídas mais de 2000 (duas mil) toneladas de pedras preciosas que foram exportadas para o país inteiro.

Hoje, com a exploração do garimpo reduzida, sua economia baseia-se na prestação de serviços à prefeitura, agropecuária e turismo.

 

Mesmo com suas limitações, esta pequena cidade do noroeste goiano, de povo humilde e acolhedor, não perde sua essência e nem deixa morrer sua história. Lendas como a misteriosa construção da Capela Bom Jesus da Lapa e os caminhos deixados dentro do morro, por onde os garimpeiros passavam, se houve muitos relatos de sons e de fatos que ali ocorreram.

Por estes e muitos outros motivos, vale a pena conhecer essa terra envolta por mistérios e encantos, cujas belezas naturais são de encher os olhos e o caminhar por suas ruas estreitas cercadas de antigos casarões é uma verdadeira viagem ao passado.

 

Turismo

Baliza esconde vários espetáculos naturais, alguns deles quase intocáveis. Regiões turísticas pouco exploradas, mas que são verdadeiros paraísos de Goiás. Cânions, cachoeiras, corredeiras, construções histórias e ruas de pedras fazem parte deste cenário incrível.

 

Cachoeira do encantado

 

Córrego das Perdizes


Córrego das Perdizes

 

Córrego da Pedra Branca

 

Pontos turísticos no Rio Araguaia

 

Piscina natural

 

Salto do Paraguassú

Existem vários outros pontos turísticos que vale a pena conhecer.

 

Fonte: http://www.curtamais.com.br